Páginas

domingo, 25 de março de 2012

[1º] Grito Rock 2012 - Rio Grande

Arte de Everton Cosme
Sábado, dia 17 de Março de 2012, pela primeira vez em Rio Grande, aconteceu o Grito Rock. Em síntese é o maior evento integrado da América Latina; começou em 2002 em Cuiabá como obra do coletivo Espaço Cubo -que mais tarde deu origem ao Fora Do Eixo- e se espalhou pelo resto do Brasil e América Latina, chegando inclusive à Europa através de produtores brazucas que levaram e ajudaram a difundir a idéia por lá.
O evento aqui em Rio Grande aconteceu graças à iniciativa [corajosa] do J.F. Costa que se inscreveu como curador da região no início desse ano e a ajuda excepcional da Cintia Campos que "providenciou" o evento.
Cintia & J.F.
Foto de Thiago Iankoski
Digo corajosa pois toda a iniciativa a nível cultural em Rio Grande já nasce fadada ao insucesso, ainda mais se tratando de bandas COM TRABALHO PRÓPRIO - vide mente e pensamento provinciano. Essa oportunidade serviu pra mostrar o quanto a coisa anda quente aqui, em termos de produção e variedade - como sempre foi. Ao todo foram cinco bandas a se apresentar, cada uma com um gênero bem distinto e muito bem trabalhado dentro do Rock e o melhor: apresentando canções próprias e muito bem polidas. Por outro lado serviu também pra nos mostrar o descaso com o que é produzido aqui.
Houve um atraso de aproximadamente uma hora em virtude da ausência dos equipamentos da primeira banda a tocar -TENR - e logo se iniciou o Grito!

R. Rechia, E. Custódio e N. Lucena.
Foto de Fernanda Miki
A primeira banda a tocar foi a TENR. Banda de rock instrumental com forte influência dos power trios da década de 1970. Composta por Rafael Rechia na guitarra, Nicholas Lucena [bateria] e Eduardo Custódio [baixo] - em algumas canções a cozinha se reveza. Destilaram quase todas as canções do primeiro álbum -previsto para sair até o final desse ano- totalizando 13 músicas em pouco mais de uma hora de show.




J. Bonilha, J. Quaresma, C. Feitosa e C. V8.
Foto de Karol Saadi
Logo após subiram os Vampiros Nordestinos. Liderados pelo guitarrista e vocalista Carioca Feitosa, a banda traz ficção científica e bom humor nas letras; tudo isso permeado por um estilo próprio que lembra desde o punk até o rockabilly. Com músicas curtas e muita energia, os Vampiros botaram o pessoal pra dançar. No repertório músicas do primeiro álbum chamado "As Espaçonaves e os Mamíferos" entre outras canções novas. Os Vampiros são, além do Carioca: José Bonilha na guitarra solo, Jean Quaresma na bateria e Cláudio V8 no baixo.

B. Cardozo, Mauro, Vulcano e P. Porciúncula.
Hora da banda Montreal. Metalcore de primeira! Iniciada em 2009 em Rio Grande/RS é uma das poucas representantes do estilo na região. Foi uma das, se não a mais pesada banda a tocar. Meteram um repertório cheio de canções próprias e muito bem trabalhadas. Destaque para o trio de vozes composto por Vulcano na guitarra e voz principal, Bruxo Cardozo na outra guitarra/back e o batera/backing Mauro; foram guturais super distintos e bem feitos, encaixando perfeitamente nas canções. O único que não cantou mas fez uma performance formidável foi o baixista Pedro Porciúncula, que segurou todo o peso nas five strings!

Erlon M., A. Castanheira, J.F. e W. Farias
Foto de Marina Melo
Seguindo o baile temos a já consagrada Nitrovoid, de origem nortense e liderada pelo curador J.F. Costa [vocal e guitarra]. A banda já é bem conhecida e apreciada na região. Levou três prêmios ano passado no festival Seiva Da Terra, na FEARG/FECIS, além do primeiro lugar! E vem trabalhando incansavelmente no novo álbum chamado "Janelas de Chumbo". O show foi pesado e pegado, com todas as características que a Nitrovoid costuma trazer nas apresentações ao vivo; pegada, presença, interação com o público e atitude.  Além do J.F. temos o Erlon M. na outra guitarra/backing, Alex Castanheira na bateria e Will Farias no baixo. Pra mais informações e algumas fotos do show acessem: http://nitrovoid.blogspot.com.br


R. Monteiro, D. Ferreira, C. Motta e Solano F.
Foto de Aldivo Mendes
E chegando no final, a banda mais velha a se apresentar: Freak Brotherz. Que completou 14 anos de existência! Foi a única banda "de fora" a se apresentar. Os pelotenses mandaram ver! Mostraram o que conquistaram nesses quatorze aninhos. No repertório alguns clássicos dazantiga como "Pisa Fundo" e "Tô Afim de Batalhar um Esquema"; passando por composições recentes e os clássicos covers de Rage Against The Machine - forte influência dos caras. Freak é Danilo Ferreira no vocal, Rodrigo Monteiro na guitarra, Solano Ferreira no baixo e Clovis Motta na bateria. Pra maiores informações, visitem o blog oficial da banda, que tá sempre atualizado: http://freakbrotherz.wordpress.com



Postado por Nicholas Lucena