Páginas

sábado, 26 de novembro de 2011

Macaco Bong no Galpão Satolep

Bom, como grande fã de bandas inovadoras, que tocam com feeling, não esbanjam 1000 notas por segundo, e que acima de tudo prezam pelo riff, vou relatar brevemente o que vi ontem, e que esperava ansiosamente desde o ano de 2005, quando vi o Macaco Bong pela primeira vez no canal do Trama TV.
Em 2005 após assistir o final dessa apresentação no canal do Trama TV fui imediatamente procurar algum material do Macaco para download. Achei no site do Trama Virtual: http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/macaco_bong o intitulado "Demo2005" e o "Objeto Perdida". Ao ouvir “Belleza” e “Noise James” virei fã da banda, e tenho acompanhado todo som novo que os caras lançaram até então.
Já em 2008, os caras lançaram o "Artista Igual A Pedreiro" (que por si só já é um nome genial para se colocar num álbum), álbum disponível no Album Virtual do Trama: http://albumvirtual.trama.uol.com.br/album/1128131175. É só se cadastrar no Trama e baixar o álbum + arte gráfica na íntegra. Ainda sobre esse álbum, destaco meus sons preferidos: “Amendoin” com um riff de fritar a mente de qualquer pessoa, “Belleza” um belo riff marcante, e minha preferida “Compasso em Ferrovia” com seus solos viajando pelo Jazz e Fusion.
Como guitarrista que sou, não pude deixar de reparar nos timbres e é claro no feeling absurdo do Bruno Kayapy. O cara é um Strateiro de mão cheia, que presa por timbres orgânicos de drive. Comprovando minha tese de que não se precisa de mil pedais e amplificadores para se tirar um timbre marcante e característico.
No show de ontem (25/11/2011, em Pelotas) Kayapy utilizou duas guitarras, uma Yamaha, modelo parecido com Stratocaster, e que eu ainda não conhecia, com afinação baixa em C, se não me engano e uma Fender Strato para os sons mais cristalinos.
Dentre os pedais, estava um afinador + delay + um que não consegui identificar, mas creio que era algum tipo de drive ou boost. E que timbrão, que timbrão! Fiquei em frente ao palco bem ao lado da PA, e confesso que sai de lá com um zunido nos ouvidos. Os caras destroem!
Nessa semana o Macaco Bong lançou mais três músicas que fazem parte do Single Verdão e Verdinho: http://macacobong.tnb.art.br, com sons que exploram mais afinações abertas e uso de slide. Vale à pena baixar e conferir!
Resenha de Rafael Rechia
Escrita dia 26/11/2011


Fotos exclusivas, de Thiago Iankoski [portfolio clique aqui].

Macaco Bong - Galpão Satolep 25/11 - fotos de Thiago Iankoski